Bomba de Calor ou Caldeira a Pellets: qual o melhor?

A escolha de um sistema de aquecimento para o seu lar é uma decisão importante, que deve ser tomada com base em vários fatores, como o tamanho da casa, o clima da região, o orçamento disponível e as suas preferências pessoais.

Neste artigo, vamos comparar duas das principais opções disponíveis no mercado: a bomba de calor e a caldeira a pellets. Vamos analisar as suas vantagens e desvantagens, para que possa tomar a melhor decisão para o seu caso.

Bomba de Calor

A bomba de calor é um sistema de aquecimento que utiliza a energia térmica do ar exterior para aquecer a água ou o ar interior da sua casa. É uma opção muito eficiente, com um consumo de energia reduzido.

Vantagens da Bomba de Calor:

  • Alta eficiência energética;
  • Baixo custo de operação;
  • Não produz emissões poluentes;
  • Pode ser utilizada para aquecimento e arrefecimento;
  • É uma opção sustentável.

Desvantagens da Bomba de Calor:

  • Investimento inicial mais elevado;
  • Pode necessitar de mais espaço para instalação.

O investimento inicial numa bomba de calor pode ser uma barreira para muitas famílias. No entanto, existe o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 (PAE+S 2023) que oferece um apoio financeiro de até 85% do custo de instalação de uma bomba de calor, para famílias que cumpram os requisitos do programa.

Caldeira a Pellets

A caldeira a pellets é um sistema de aquecimento que utiliza pellets de madeira como fonte de energia. É uma opção que inicialmente requer menos investimento do que a bomba de calor, mas também é menos eficiente.

Vantagens da Caldeira a Pellets:

  • Investimento inicial mais baixo.

Desvantagens da Caldeira a Pellets:

  • Eficiência energética inferior à da bomba de calor;
  • Necessita de espaço para armazenamento dos pellets;
  • Necessidade constante de estar a repor os pellets na caldeira;
  • Aumento do preço dos pellets nos últimos anos;
  • Não é uma fonte de energia renovável;
  • Produz emissões poluentes.

Há alguns anos, o baixo preço dos pellets permita utilizar uma caldeira a pellets com um custo de combustível reduzido. No entanto, o preço dos pellets tem aumentado de forma preocupante nos últimos anos. Em Portugal, o preço médio de um saco de 15 kg de pellets certificados aumentou de 3,5 euros em 2021 para 5,5 euros em 2023, um aumento de 57%.

“Em média comprava todos os Invernos cerca de 111 sacos de 15 kg. Nos primeiros anos conseguia comprar cada saco a 2,75 euros, mas, este ano, compro os mesmos sacos a nove euros.”

– Artigo do Público publicado a 4 de Dezembro de 2022.

Este aumento está relacionado com uma série de fatores, incluindo a guerra na Ucrânia, que levou a um aumento dos preços da energia e das matérias-primas, bem como a seca que se tem registado em Portugal nos últimos anos, que tem reduzido a produção de pellets.

O aumento do preço dos pellets tem um impacto significativo no orçamento das famílias que utilizam este combustível para aquecimento. De acordo com um estudo da Associação Portuguesa de Empresas de Climatização e Refrigeração (APECER), o aumento do preço dos pellets representa um aumento de cerca de 10% nos custos de aquecimento para as famílias portuguesas.

Bomba de Calor vs Caldeira a Pellets: qual a melhor opção?

As bombas de calor são a melhor opção para o aquecimento do lar, uma vez que são mais eficientes, mais económicas e mais sustentáveis do que as caldeiras a pellets. No entanto, o investimento inicial em uma bomba de calor pode ser elevado.

Com o apoio do Estado, através do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, é possível reduzir o custo de instalação de uma bomba de calor, tornando esta solução mais acessível.

Se está à procura de um sistema de climatização para a sua casa, contacte a AirTouch. Os nossos técnicos especialistas irão ajudá-lo a encontrar a solução ideal para as suas necessidades.

Ainda tem dúvidas? Fale connosco!

Temos experiência e as ferramentas certas para fazer um correto diagnóstico das necessidades e propor a melhor solução de climatização para si.