Este artigo pretende esclarecer o que é um BTU, para que serve, que influencia têm na escolha de um ar condicionado e como se faz o cálculo.
1. O que é um BTU e para que serve?
BTU é uma sigla inglesa, que significa unidade térmica britânica e é utilizada para calcular a capacidade e potência de um equipamento de ar condicionado para refrigerar temperatura do ar. Portanto, quanto maior a potência do aparelho, maior será a sua capacidade de resposta na refrigeração de um espaço. Se calcularmos corretamente, saberemos a quantidade de refrigeração que o ambiente precisa.
Na verdade, 1 Btu/h é a energia necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água (500 ml) em 0,56ºC por hora.
A potência do ar condicionado também pode ser expressa em kW/h e a maioria dos equipamentos domésticos têm entre 7.000 e 24.000 BTUs, o que corresponde de 2,0 a 7,03 kW/h.
2. Que influencia têm os BTUs na escolha de um ar condicionado?
Quando compra um equipamento é muito importante que opte pela potência certa para os ambientes que pretende refrigerar. Essa decisão vai influenciar a experiência do utilizador, o seu conforto, o alcance do ar, a rapidez da refrigeração, os custos de utilização e manutenção dos equipamentos.
Saiba que a eficiência não é determinada pelo facto de o aparelho ter maior potência. Por sua vez, quanto maior for a potência (BTUs), maior será o consumo e o investimento inicial.
As vantagens em escolher a potência (BTUs) adequada, são:
- Maior projeção na saída de ar no local;
- Maior o alcance de ar nos espaços;
- Uma melhor relação custo-benefício com seu produto;
- Maior conforto térmico para o ambiente.
Por outro lado, as desvantagens de optar por uma potência (BTUs) desadequada, são:
- Acelerar o desgaste do equipamento;
- Maior necessidade de manutenção;
- Consumo energético não eficiente para o objetivo;
- Baixo conforto no local.
3. Como calcular os BTUs?
O cálculo de Btu/h deve ser realizado por um técnico profissional que vai avaliar diversos fatores e tem a experiência para garantir o melhor custo-benefício.
Há vários fatores determinantes para o cálculo correto de BTUs e, consequentemente, o desempenho eficaz dos equipamentos, tais como:
- O local de instalação;
- O número de pessoas e a frequência com que circulam nesse espaço;
- As dimensões do espaço em m2
- A quantidade de aparelhos eletrónicos nesse ambiente;
- A incidência solar que ocorre no local;
- O isolamento térmico do espaço.
Para ter uma fórmula de cálculo simplificada da quantidade de BTUs que irá precisar, recomendamos a soma do número 600 por cada metro quadrado que o espaço tem. Ao resultado, adicione o número 600 por cada pessoa que utiliza o espaço. Ou seja, num espaço de 2 metros quadrados para 1 pessoa são precisos pelo menos 1800 BTUs (600 + 600 + 600).
Esta fórmula de cálculo não tem em conta todos os outros fatores mencionados acima. Logo, sugerimos que peça ajuda a profissionais certificados, que sabem aconselhar as soluções certas. Garanta conforto térmico do ambiente e a vida útil do equipamento, sem gastos excessivos.
Agora que sabe o que são os BTUS e a sua importância, veja também quais os 6 tipos de ar condicionado e descubra qual é o melhor para si.
Ainda tem dúvidas? Fale connosco. Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas questões.